quinta-feira, 7 de abril de 2011

Celebridades dos EUA contra Belo Monte

Texto publicado em 25 de Março de 2011 - 05h21
 
MANAUS – O ator e ex-governador da Califórnia Arnold Schwarzenegger juntou-se ao cineasta James Cameron nas críticas à construção da usina hidrelétrica de Belo Monte, no Pará. Porém, evitou criticas diretas ao governo brasileiro pela decisão de ampliar a geração no país com mais usinas hidrelétricas. “Seria mais inteligente de minha parte não comentar pois não sou um expert em usinas hidrelétricas brasileiras”, disse ele, durante o Fórum Mundial de Sustentabilidade, que acontece em Manaus até sábado. O ex-governador do Estado mais ecológico dos EUA sugeriu envolver todas as partes para a discussão e investir em mais eficiência. “Na Califórnia, somos bons em eficiência energética. Cada vez que ganhamos em eficiência, fechamos uma usina de carvão. No Brasil, talvez com mais eficiência vocês consigam evitar a construção de mais uma usina.”
Para ele, a água é uma fonte fantástica de energia, mas a construção de barragens, com o consequente desalojamento de pessoas e animais, pode não ser a opção mais sustentável.
Diante do tom mais diplomático do amigo Schwarzenegger, Cameron fez uma mea-culpa com relação à sua postura mais aguerrida contra Belo Monte, enfatizada na sua participação na edição passada do mesmo fórum. “Eu fui um gringo arrogante. Não posso dizer o que o Brasil pode ou não pode fazer”, declarou Cameron, que foi incluído de última hora nesta edição do seminário. “Mas sou um arrogante que entende do assunto, tenho pesquisado muito sobre a questão energética. E acho que posso dizer que existem opções melhores para o Brasil ampliar sua geração”.
Fonte: Jornal do Commercio

3 comentários:

  1. Não só os moradores da região estão indignados com a realidade em Belo Monte, celebridades estrangeiras tambem tem se manifestado, passando uma imagem negativa do nosso país para os estrangeiros, como um país que nao respeita suas horigens(por causa dos indios).Precisamos analisar realmente o que é que devemos defender nesta causa.
    Jéssica Caroline

    ResponderExcluir
  2. relata que pessoas ligadas ao meio de hidreletricas entram de forma negativa sobre a maneira de lidar com o projeto brasileiro que para eles devia ser mais apliado a ideia ,poderia tirar mais proveito desse projeto.

    ResponderExcluir
  3. Dizem que a Amazônia é o "pulmão do mundo", por isso olhares críticos de todo o mundo estão voltados para a construção da Usina de Belo Monte.
    Não só por isso, pois creio também que muitos países e pessoas não queiram a construção de usinas hidrelétricas no Brasil porque atrapalha o País economicamente e estruturalmente.
    Talisson Jerônimo de Oliveira.301

    ResponderExcluir